Dra. Carla Frohmuller

Vídeo: Reuniões

Hoje vamos conversar Como fazer Reuniões mais produtivas. Estas são algumas dicas do Coach Jim Kochalki, que achei bem legais. Me ajudaram bastante e tenho certeza que vão ser úteis para você também! Reuniões Mais produtivas são muto mais ricas e estimulantes!

Como ter reuniões mais produtivas:

1- Convide para a reunião,  as pessoas certas.

Convide apenas quem é verdadeiramente imprescindível para cumprir a finalidade da reunião.

reunião produtiva

2- Defina o propósito da reunião.

Reuniões geralmente são realizadas para informar, discutir ou decidir alguma coisa. O segredo é tornar as reuniões mais produtivas.

Se for apenas para informar: é mais fácil enviar o material por e-mail ou faça uma conferência por telefone.

Envie antecipadamente a pauta, os assuntos da reunião para os participantes. É bom Fornecer o material que vai ser discutido, com tempo suficiente para ser lido e assimilado. Desta forma, a discussão será muito mais rica.

3- Seja realista em relação à duração da reunião

 Considere de forma realista quanto tempo cada item demorará para ser discutido. É comum subestimarmos este tempo.  Ai, as reuniões duram muito mais do que o planejado!

Reuniões Mais Produtivas-Convide as Pessoas Certas!
Convide as Pessoas Certas!

4- Conheça estas siglas em inglês:

WAIT: Em inglês: “Why Am I Talking?”, que significa:

 “Por que estou falando?” “É realmente necessário?” “Isso ajudará a alcançar o objetivo da reunião?” Isto ajuda a Eliminar distrações inúteis e desnecessárias.

E a outra sigla bem legal:

ELMO – “Enough, Let’s move on”,  que significa:

Basta, vamos seguir em frente. Impede que a equipe permaneça presa em um tópico.

5- Escolha o meio de apresentação certo.

Uma ótima combinação que ele sugere é uma tela para projeção e um quadro branco para comentários em tempo real.

reunião produtiva

6- Identifique quem fará o seguimento.

Não deixe a sala sem determinar quem vai fazer o quê, e quando. Que pessoa presente ficará com a responsabilidade de recolher dos outros participantes ou departamentos, o que ficou de ser entregue após a reunião.

Espero que estas dicas te ajudem a ter Reuniões Mais Produtivas e um desempenho e uma PERFORMANCE CADA VEZ MAIOR.

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