O diafragma, um músculo em forma de cúpula na base dos pulmões, desempenha um papel importante na respiração. Ele separa o tórax do abdome.
Quando você faz a respiração diafragmática, inala, seu diafragma se contrai (aperta) e se move para baixo. Isso cria mais espaço na sua caixa torácica, permitindo que os pulmões se expandam mais. Quando você expira, o oposto acontece – o diafragma relaxa e se move para cima na cavidade torácica.
Todos nós nascemos com o conhecimento de como usar o diafragma para uma respiração profunda. À medida que os anos passam, no entanto, perdemos o hábito de fazer a respiração diafragmática. As tensões da vida cotidiana, a vida corrida ou até a prática de “encolher a barriga” faz com que gradualmente mudemos para uma forma de respiração mais superficial, menos satisfatória “respiração torácica.”
Reaprender a respirar com o diafragma é benéfico para todas as pessoas.
A respiração diafragmática (também chamado de “respiração abdominal” ou “respiração com a barriga”) incentiva uma oxigenação mais completa do sangue. Nos pulmões acontece a troca do oxigênio que entra do ar ambiente pelo o gás carbônico que produzimos e deve sair. A respiração diafragmática diminui os batimentos cardíacos e pode ajudar a estabilizar a pressão arterial.
Mas, é especialmente importante para as pessoas com Enfisema e/ou Bronquite, também conhecidas pelo nome de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Na DPOC, o ar pode ficar aprisionado nos pulmões, o que mantém o diafragma pressionado. Isso faz com que este músculo fique enfraquecido e trabalhe de forma menos eficiente. A respiração diafragmática pode ajudar as pessoas com DPOC a fortalecer o diafragma, o que por sua vez vai ajudá-los a fazer menos esforço e energia para respirar.
Aqui está como fazer a respiração diafragmática:
. Deite de costas sobre uma superfície plana (ou na cama), com os joelhos dobrados. Você pode usar um travesseiro sob a cabeça e/ou embaixo dos joelhos para o apoio, para ficar mais confortável.
-
Coloque uma mão no centro seu peito e outra na barriga, perto do umbigo.
-
Respire lentamente pelo nariz, deixando o ar entrar profundamente, em direção ao seu abdômen. A mão em seu peito deve permanecer imóvel, enquanto o um em sua barriga deve subir.
-
Faça a contração dos músculos abdominais e perceba-os abaixar e “entrar” para a barriga, à medida que você expira e exala o ar através dos lábios, como se estivesse soprando. A mão em sua barriga deve descer para sua posição original.
Esta coordenação de movimentos é um reaprendizado. Precisa de um pouco de prática. Faça esta sequência de movimentos, acompanhando com a sua atenção, várias vezes até conseguir ficar “craque”. É necessário ensinar ao seu cérebro esta “nova” sequência de movimentos e deixa-lo treinar um pouco, até que você consiga trocar da respiração “torácica” para a respiração “diafragmática” com bastante facilidade.
Você também pode praticar este tipo de respiração diafragmática, sentado em uma cadeira, com os ombros e o pescoço bem relaxados. Faça cinco minutos, várias vezes por dia, se possível.
Vídeo sobre respiração no Youtube
Fonte: Harvard Medical School
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/
Conheça nosso Canal no Youtube:
https://www.youtube.com/
Siga-nos no Instagran:
https://www.instagram.com/
Compartilhe com amigos!