Dra. Carla Frohmuller

DOR CRÔNICA

O que é dor crônica? Você sente dor há mais de 3 meses? Você tem algum problema de saúde crônico, que faça você sentir dor de forma recorrente? E, você é acordado à noite pela dor?

A dobradinha DOR CRÔNICA E INSÔNIA é péssima para a Saúde!

A dor crônica perturba o sono de um em cada cinco pessoas, várias vezes por semana, de  acordo com a Fundação Americana de Sono. Não importa a causa da dor. Pode ser dor na coluna, no joelho, enxaqueca, dor no corpo, neuropatia, câncer. Não importa!  A dor crônica abala a moral da pessoa e falta de sono torna a situação pior!

Neste vídeo, falamos de várias coisas que você pode fazer para melhorar a situação!

É um ciclo perigoso: a dor crônica impede que você tenha um sono reparador. E, mais cansada, aumenta muito a sensibilidade para a dor.

Tenha certeza de uma coisa:

A Medicina tem hoje, múltiplos recursos e instrumentos para ajudar a controlar e tratar a dor, independente da causa. NÃO ESTÁ MAIS NO PROGRAMA, SENTIR DOR.  NENHUMA PESSOA PRECISA SENTIR DOR, HOJE. 

Como começar a quebrar esse ciclo horrível da Dor e Insônia?    

Vamos falar da Dor propriamente dita, da Ansiedade e Angústia provocada pela dor e da Insônia;

A- Dor crônica, propriamente dita:

Escala de DOR –Aprenda a graduar a intensidade da sua dor, dando uma nota de 0 a 10. Zero é sem dor e 10 significa uma dor insuportável. Esta é uma forma de você conseguir comunicar para a Equipe de tratamento, como você vivencia a sua dor.  É uma forma que você pode observar se existe variação da intensidade da dor ao longo do dia ou da semana. Permite uma melhor programação das intervenções contra a dor. Permite que você avalie o resultado de medicações e do tratamento que está sendo proposto para a sua dor.

Remédios contra dor – Medicações para a dor são desenhadas para controlar determinada intensidade de dor.   Algumas combinações de remédios são experimentadas em cada indivíduo, até se encontrar a combinação ideal- controle da dor com a menor quantidade de efeitos colaterais possíveis.

  • Geralmente, prefere-se usar um esquema de medicação de rotina. A cada 4, 6, 8 ou 12 horas. Prevenir a dor é mais eficiente do que tratá-la.

  • Outros remédios, que não analgésicos, são frequentemente usados para modificar o limiar da dor. Converse com seu médico sobre as várias possibilidades que existem.

 Intervenções contra dor – Muito mais coisas além dos remédios, e existem para enfrentar a dor crônica!

ACUPUNTURA e HIPNOSE, além da aurículoterapia (uma espécie de acupuntura com sementinhas coladas na orelha), massagens de vários tipos, estímulos elétricos, calor/frio são alguns das ferramentas que são usadas para controlar a dor crônica.

NUNCA  faça automedicação.

B- Ansiedade antecipatória e Angústia provocada pela dor

Uma das consequências mais difíceis para pacientes com dor crônica é a antecipação da dor. A pessoa sabe que vai ter dor. Antecipa o sofrimento. Ela sabe a hora da dor.

É lógico que isto causa muita ansiedade. E, isto provoca um espiral de angústia que vai se retroalimentando e faz as coisas parecerem muito piores do que já são.

Isto é muito frequente em pacientes com dor crônica grave. É MUITO IMPORTANTE que estes fatores sejam contemplados no seu plano de tratamento.

Eu sugiro que você aprenda e teste estas Técnicas de Relaxamento!

Elas podem ser usadas em conjunto, para um efeito sinérgico. Elas já foram confirmadas como eficazes por pesquisas científicas muito sérias!

  • Técnica básica de Mindfulness – Prestar atenção ao ritmo respiratório, ao movimento do ar entrando e saindo pelas narinas é a técnica básica de Mindfulness.  Pode durar 1, 2, 4 minutos. Não tem um mínimo.

  • Técnica de Visualização mental – Visualizar na sua tela mental, imagens que remetam à PAZ e TRANQUILIDADE e “entrar” na cena por alguns instantes pode ser um aliado poderoso para administrar momentos de ansiedade e angustia.

C- Como lidar com a   Insônia?

A condição fundamental é o tratamento adequado da dor. Portanto, encontrar o esquema de medicamentos e intervenções adequado para o tratamento da SUA dor é importante.

Aconselho também a desenvolver estratégias que ajudem você a adormecer.

  • Ter um horário regular para dormir e para acordar

  • Não beber nada com cafeína, nem tomar remédios com cafeína ALGUMAS HORAS antes da hora de dormir.

Muitos remédios para dor tem cafeína associados aos outros componentes!

Alguns analgésicos dão mais sono. Tomá-los perto do horário de dormir é uma boa ideia!

  • Importante: 1 hora antes de se deitar: desligue telas de celular e tablets. Alteram a secreção de melatonina.

  • Crie uma rotina que mostre para o seu cérebro que é hora de dormir: um banho morno, uma luz mais suave, um alongamento de 5 minutos, lento.

Repense o seu dia. O que aconteceu de bom hoje? O que eu poderia fazer melhor amanhã? O que eu posso agradecer hoje? Reze, medite, faça uma técnica de relaxamento.

  • Evite beber líquidos, pelo menos 3 horas antes de deitar. Tome todo o líquido previsto até antes de 3 horas da hora que você habitualmente se deita.

Alguns medicamentos dão boca seca. É parte da ação do remédio.  Saiba que existe no mercado, saliva artificial. Ela alivia  este sintoma.

Nos acompanhe em todo lugar!

 

O site: http://dracarlafrohmuller.com.br/

Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UC3MmhFxndlz10oOgXvuvLPQ

Facebook: https://www.facebook.com/geriatriaclinicaepreventiva/

Intagram:  https://instagram.com/carla_frohmuller

Google+:  https://plus.google.com/u/5/

Soundcloud:  https://soundcloud.com/user-428058377

Linkedin:   https://www.linkedin.com/in/dra-carla-frohmuller-092b07133/

Siga-nos! Compartilhe com seus amigos!

Ajude-nos a espalhar esta mensagem!
Compartilhe!

Dicas no seu e-mail!
Saúde, Bem Estar e Produtividade!  

Curta e Compartilhe!

Adoro ouvir as opiniões, sugestões de temas e comentários que indicam pontos a serem melhorados!

Receba novidades no seu e-mail!
Não fazemos spam!