Dra. Carla Frohmuller
cuidadora-dracarlafrohmuller.com.br

Cuidadora-O estresse crônico afetam mais as mulheres!

 Cuidadora: leia com atenção!

Cuidando de famílias que lidam com as questões e necessidades relacionadas ao envelhecimento, percebo que períodos de stress crônico são inevitáveis.  

Os familiares cuidadores ou os cuidadores profissionais, independente de idade, raça, sexo estão expostos à momentos intensos e longos de tensão em níveis altos.

ATENÇÃO, CUIDADORA!

  O que você pode fazer já para diminuir seu stress crônico como cuidadora?

cuidadoras-dra.carlafrohmuller.com.br

 A Academia Americana de Cardiologia publicou algumas dicas e considerações que achei muito legais!   Eles dizem que uma das coisas mais importantes que você pode fazer por si mesma e o familiar que você cuida é “cavar” tempo no dia e um espaço para você mesma. Isso tem que ser uma ação consciente de que você tome todos os dias.  Se você não aprender a fazer esta interrupção no dia e tirar este tempo de descanso, a frustração vai acumulando sem que você perceba.

  • Encontre uma maneira de dar uma caminhada de 10 ou 15 minutos a pé, 2 vezes ao dia, mesmo que seja apenas em volta da quadra.

  • Escolha um local na sua casa que é o seu “cantinho de PAZ”, onde você pode ir ter um tempo de descanso e “respirar” um pouco.

Combater o stress crônico: meditando
Combater o stress crônico: meditando

Ideias para relaxar no seu “cantinho de PAZ”:

Fechar os olhos, ler um livro, orar, meditar, ouvir música, cantar, escrever em seu diário, passar 10 minutos jogando um jogo de computador divertido, falar com uma amiga no telefone ou simplesmente descansar em silêncio por alguns minutos.

  • Planeje os seus momentos de descanso. Escolha horas que o doente estiver dormindo, comendo ou assistindo TV.  Com o tempo, ele vai se acostumar com seus pequenos descansos.  E, você mais descansada e relaxada, vai ter muito melhores condições de cuidar, dando todo o seu amor!

stress crônico- Ouvir Música faz bem!
stress crônico – Ouvir Música faz bem!

O QUE FAZER?

O Estresse ou stress crônico da cuidadora é um cenário muito comum. Quer seja pela instabilidade do quadro clínico do familiar doente, por múltiplas internações, quer por comportamentos agitados ou agressivos do paciente, quer por doenças terminais ou dor crônica.

Aprender um pouco como diminuir o impacto negativo deste stress crônico é uma sabedoria de sobrevivência.

Familiares que cuidam de doentes e Cuidadoras profissionais estão enfrentando cada vez mais os efeitos nocivos do stress crônico, que incluem problemas cardíacos, alterações no sono, inflamação, comprometimento do sistema imunológico, depressão e dores nas costas.

A Dra. Wei Jian, Professora de Psiquiatria e Medicina e Ciências do Comportamento na Duke University School of Medicine-EUA, pesquisa sobre a interação entre o cérebro e sistema cardiovascular.  Num estudo com 300 adultos, evidenciou que as mulheres tinham muito mais isquemia (redução do fluxo sanguíneo) no coração, quando estavam sob estresse, do que os homens. A isquemia reduz a quantidade de sangue oxigenado nos tecidos e no coração, isto significa perigo. Esta isquemia é uma das principais causas para doenças cardíacas.

Cuidadora precisa se cuidar, para cuidar bem!

Nos acompanhe em todo lugar!

O site: http://dracarlafrohmuller.com.br/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC3MmhFxndlz10oOgXvuvLPQ

Facebook: https://www.facebook.com/geriatriaclinicaepreventiva/

Intagram:  https://instagram.com/carla_frohmuller

Google+:  https://plus.google.com/u/5/

Soundcloud:  https://soundcloud.com/user-428058377

Linkedin:   https://www.linkedin.com/in/dra-carla-frohmuller-092b07133/

Siga-nos! Compartilhe com seus amigos!

Ajude-nos a espalhar esta mensagem!
Compartilhe!

Dicas no seu e-mail!
Saúde, Bem Estar e Produtividade!  

Curta e Compartilhe!

Adoro ouvir as opiniões, sugestões de temas e comentários que indicam pontos a serem melhorados!

Receba novidades no seu e-mail!
Não fazemos spam!