Cuidadora: leia com atenção!
Cuidando de famílias que lidam com as questões e necessidades relacionadas ao envelhecimento, percebo que períodos de stress crônico são inevitáveis.
Os familiares cuidadores ou os cuidadores profissionais, independente de idade, raça, sexo estão expostos à momentos intensos e longos de tensão em níveis altos.
ATENÇÃO, CUIDADORA!
O que você pode fazer já para diminuir seu stress crônico como cuidadora?
A Academia Americana de Cardiologia publicou algumas dicas e considerações que achei muito legais! Eles dizem que uma das coisas mais importantes que você pode fazer por si mesma e o familiar que você cuida é “cavar” tempo no dia e um espaço para você mesma. Isso tem que ser uma ação consciente de que você tome todos os dias. Se você não aprender a fazer esta interrupção no dia e tirar este tempo de descanso, a frustração vai acumulando sem que você perceba.
-
Encontre uma maneira de dar uma caminhada de 10 ou 15 minutos a pé, 2 vezes ao dia, mesmo que seja apenas em volta da quadra.
-
Escolha um local na sua casa que é o seu “cantinho de PAZ”, onde você pode ir ter um tempo de descanso e “respirar” um pouco.
Ideias para relaxar no seu “cantinho de PAZ”:
Fechar os olhos, ler um livro, orar, meditar, ouvir música, cantar, escrever em seu diário, passar 10 minutos jogando um jogo de computador divertido, falar com uma amiga no telefone ou simplesmente descansar em silêncio por alguns minutos.
-
Planeje os seus momentos de descanso. Escolha horas que o doente estiver dormindo, comendo ou assistindo TV. Com o tempo, ele vai se acostumar com seus pequenos descansos. E, você mais descansada e relaxada, vai ter muito melhores condições de cuidar, dando todo o seu amor!