CONSTIPAÇÃO INTESTINAL 2018
CONSTIPAÇÃO INTESTINAL CRÔNICA é um problema onde os pacientes informam a existência, por meses ou anos, de uma ou mais das seguintes queixas:
– Sensação de evacuação incompleta, insatisfatória,
– Uma evacuação difícil, com necessidade de fazer muita força para evacuar com tentativas frustradas de evacuação.
– Fezes muito endurecidas, às vezes em bolinhas. O nome técnico é fezes em cíbalos.
– E, um número menor de evacuações por semana. Geralmente menos de 3 evacuações por semana.
– A pessoa pode ter a sensação de um bloqueio no reto que impede o movimento intestinal.
ATENÇÃO: Muita gente acha que para ser normal, o intestino precisa funcionar todos os dias. Mas, tem intestinos que funcionam dia sim, dia não. E, a pessoa não tem dificuldade para evacuar, as fezes são macias. Quando acontece, a sensação é de uma evacuação completa. Este padrão não é considerado Prisão de Ventre. É uma característica do funcionamento normal daquela pessoa.
TIPOS DE CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
Existem diferentes tipos de Constipação:
– A Constipação que resulta de uma MOTILIDADE INTESTINAL MENOR. Um ritmo mais lento de ondas peristálticas, levando a um trânsito mais vagaroso do intestino. E as fezes vão ficando progressivamente mais duras, por causa da absorção continua da água das fezes.
– A Constipação que está relacionada à DIFICULDADE COM OS MÚSCULOS ENVOLVIDOS NA ELIMINAÇÃO DAS FEZES. A pessoa sente um Bloqueio Anal, na hora de evacuar.
Que tipo de dificuldade?
-
Os músculos pélvicos não coordenam o relaxamento e a contração corretamente, durante a tentativa de evacuação. Chamamos isto de dissinergia.
-
Ou pode existir um relaxamento insuficiente desta musculatura para permitir um movimento intestinal