Hoje vamos falar de um assunto ultra importante – que é a Apneia do Sono. Este é o vídeo 1!
A Apneia é entendida como um problema que afeta o corpo todo, com consequências sérias e A PESSOA QUE TEM NEM DESCONFIA DELA!!!
O PRINCIPAL SINTOMA É A SONOLÊNCIA DURANTE O DIA. A sonolência diurna!
E por que acontece isto?
No período do sono da pessoa que tem apneia do sono, o fluxo de ar para e os pulmões é interrompido várias vezes por hora. As vezes, pode chegar a muitas dezenas de vezes por hora!
Com isto, cada vez que o ar é interrompido, o Oxigênio no sangue cai! E o Cérebro, percebendo isto lança um alarme – através de várias substâncias e hormônios de Stress.
O nosso Cérebro está projetado há milhões de anos para fazer a gente sobreviver e, a falta de Oxigênio no nosso corpo é uma MEGA EMERGÊNCIA.
Que nem Ataque terrorista!
Agora, imagina acontecer uma mega emergência muitas vezes por noite, por décadas há fio…. O pobre do cérebro não tem descanso.
Com esta balburdia dentro do corpo todas as noites – a primeira consequência é que o SONO FICA FRAGMENTADO e não é reparador.
Mas a gravidade da apneia é ditada pelo tanto que o oxigênio cai em cada apneia, multiplicado pelo numero de apneias por hora.
Faz sentido –quanto maior o ALARME que o cérebro dispara, pior. E, se ele precisa fazer isto muitas vezes, pior ainda!
Agora, o que você precisa saber é: QUE ISTO TUDO, acontece com a pessoa dormindo. ELA NÃO SENTE NADA!! E, as vezes dúvida que isto seja verdade!
Estes Alarmes são disparados pelo cérebro, por causa da queda do oxigênio que ocorrem com a pessoa dormindo.
E, tudo isto está associado à várias consequências de longo prazo:
Aumento do risco para:
-
Pressão alta,
-
Infarto,
-
AVC (derrame),
-
Problemas de memória,
-
Irritabilidade,
-
Arritmias cardíacas
-
Aumento do risco de Diabetes e de acidentes.
Quando deve desconfiar de apneia do sono:
Quando tem Sonolência diurna- sonolência durante o dia, incontrolável e dificuldade de concentração- principalmente de manhã.
Mas olha só, que coisa interessante: Muita gente lembra de apneia quando a pessoa tem Roncos muito altos, especialmente em pessoas que estão muito acima do peso. Sem dúvida que tem que pensar mesmo! Mas isto não é uma regra: Eu canso de ver pessoas que são magras e tem apneia.
E , eu tenho várias pacientes, QUE NÃO RONCAM e tem apneia do sono.
Então, atenção: Na dúvida , faça o exame do sono!
A Polissonografia é a única forma segura de fazer o diagnóstico da apneia do sono. E, se tiver apneia, analisa qual é a gravidade dela. Quantas vezes acontece por hora, e qual é a gravidade da queda de oxigênio, em cada vez que acontece.
