Vídeo: Parkinson

Parkinson e 2 dicas maravilhosas

A Doença de Parkinson é a causa de 80% das síndromes parkinsonianas. É associada à idade, com um aumento da incidência a partir dos 50 anos e um aumento mais pronunciado depois dos 60 anos. Assista ao vídeo  abaixo e veja 2 Dicas super úteis que aprendi no Curso de NeuroReabilitação de Harvard.

Parkinson e 2 dicas maravilhosas

A Doença de Parkinson é a causa de 80% das síndromes parkinsonianas.

É associada à idade, com um aumento da incidência a partir dos 50 anos e um aumento mais pronunciado depois dos 60 anos.  O início é gradual e progressivo.

A apresentação mais comum é o tremor de repouso em uma mão, geralmente associado a um balanço diminuído do braço e dor no ombro.

É uma doença assimétrica.

A lentificação dos movimentos é observada no lado do tremor.

Movimentos lentos, na linguagem médica chamamos de bradicinesia. Inclui a redução da amplitude dos movimentos ou o retardo para iniciar um movimento.

Rigidez é também observada no lado do tremor. É um tônus aumentado criando uma resistência ao movimento de uma articulação.

A expressão facial é reduzida.  O volume da voz pode estar diminuído

A marcha e o equilíbrio são comumente afetados, à medida que a doença progride.

Outros Sintomas no Parkinson:

Mas, o que pouca gente sabe é que existem sintomas da DP em vários sistemas do corpo. Estes sintomas podem acontecer em momentos diversos no curso da doença e nem todos os pacientes vão desenvolver todos estes sintomas que vou dizer:

• Perda da capacidade de sentir cheiros acontece em 75 a 90% dos portadores de Doença de Parkinson.

• Diminuição do ritmo intestinal, com constipação

•  Surgimento ou agravamento de Dermatite seborreica.

• Quedas de pressão quando a pessoa se levanta.

• O Sono é bastante comprometido na Doença de Parkinson. Existe uma fragmentação do sono e pode acontecer o Distúrbio do Sono REM. Neste distúrbio, a pessoa se movimenta durante o sonho.  Parece que está atuando no sonho.

• NO CANAL, NÓS TEMOS UM VÍDEO SOBRE O DISTÚRBIO DO SONO REM: Clique aqui se quiser assistir!

O Diagnóstico é Clínico. Existem critérios bem estabelecidos norteando o diagnóstico.  O Tratamento é feito por um Time Multidisciplinar voltado para melhorar a qualidade de Vida.  Além de medicamentos, Exercícios e várias outras atividades comprovadamente melhoram a parte motora.

Fisioterapia Motora e Fonoaudiologia também são importantes aspectos do tratamento.

Marcha e Bloqueios Motores no Parkinson

Eu gostaria de falar especificamente da Marcha e de um sintoma comum que perturba a independência do paciente com Parkinson e 2 dicas MARAVILHOSAS.

Foi visto em pesquisa que existe uma facilitação motora, quando se estimula o sistema auditivo de forma rítmica.

Então ANDAR com um metrônomo marcando o ritmo, ou mesmo contando, com uma música pode ser uma muito BOA!

Temos vários aplicativos (apps) com metrônomos grátis no celular.

A outra dica que eu quero compartilhar com você é sobre Bloqueios Motores:

São paradas súbitas nos movimentos podem acontecer. São também chamadas de “freezing”. A pessoa parece que congela. A sensação é que tem um imã segurando o pé dela no chão.

Às vezes, acontecem no início da marcha ou quando a pessoa está atravessando um lugar mais estreito ou cheio de gente.

Atravessar uma rua lotada, em pleno movimento, pode ser um desafio para o portador de Parkinson.

Vou falar de um Programa super reconhecido e premiado, de Dança que foi desenvolvido por uma mulher chamada Pamela Quinn. Ela mesma, é portadora de DP.

Os movimentos rítmicos facilitam o caminhar, diminuem os episódios de “freezing”. Ela treina o atravessar multidões, treina se defender de encontrões….

É sensacional. Vale super a pena ver!

Ela tem um site que se chama https://pdmovementlab.com/

Neste vídeo, eu também mostro o metrônomo que eu instalei no celular.

Nos acompanhe em todo lugar!

Nosso site:

Canal Youtube:

Google +

Soundcloud

Siga-nos! Compartilhe com seus amigos!

Ajude-nos a espalhar esta mensagem!

Dicas no seu e-mail!
Saúde, Bem Estar e Produtividade!