Dra. Carla Frohmuller
Herpes zoster cervical e ombro -dracarlafrohmuller.com.br

Vacina contra Herpes zoster

Herpes zoster -lesões cutâneas
Herpes zoster -lesões cutâneas

A Herpes zoster é uma doença provocada pela ativação do vírus da catapora/varicela, contraído em estágios anteriores da vida. A vacina veio para proteger!

Lesões de pele na região cervical e ombro
Lesões de pele na região cervical e ombro

O vírus  inflama um nervo sensitivo periférico e causa, inicialmente dor, prurido ou queimação e, em seguida lesões na pele, na região inervada pelo nervo acometido.  As lesões de pele tem um fundo vermelho e vesículas (bolhas) que rapidamente se rompem. Com a evolução, se formam crostas, que depois caem.  Geralmente é UNILATERAL. Sua frequência está aumentando devido ao aumento da expectativa de vida em quase todo o mundo.

Herpes zoster na axila
Herpes zoster na axila

Atinge 66% das pessoas com mais de 50 anos de idade, ou seja: mais de dois terços dos casos de Herpes zoster são registrados após os 50 anos. Neste grupo ocorre com maior frequência a neuralgia pós-herpética (NPH), em que a dor muito intensa e desagradável no local afetado, que pode persistir por meses ou anos.

Herpes zoster em tórax
Herpes zoster em tórax

Quando atinge o ramo oftálmico do nervo trigêmeo, pode afetar o olho e a retina. Quando as lesões cutâneas afetarem a pota do nariz, procure imediatamente um oftalmologista. Isto pode ser uma urgência!

Nos últimos anos tem sido descrita uma importante relação da Herpes zoster com infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e isquemia cerebral transitória.

Lesões de pele em fase inicial no dorso
Lesões de pele em fase inicial no dorso

Importante! Fazer um Intervalo de 1 mês entre a vacina de Herpes zoster e qualquer outra vacina.

A vacina é uma dose única e contém vírus vivos atenuados.  Por isso, deve-se fazer um intervalo mínimo de um mês entre qualquer vacina e a vacina de Herpes zoster.               Esta vacina recomendada para todas as pessoas com mais de 60 anos, mesmo aquelas que já apresentaram quadro de Herpes zoster alguma vez na vida. Nesse caso, o ideal é aguardar um ano entre o episódio agudo e a aplicação da vacina.

É contra indicada em pessoas imunodeprimidas seu uso deve ser evitado em pacientes com imunodepressão grave medicamentosa ou causada por doença.

 

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/geriatriaclinicaepreventiva/

Conheça nosso Canal no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UC3MmhFxndlz10oOgXvuvLPQ

Siga-nos no Instagran:

https://www.instagram.com/carla_frohmuller/

Compartilhe com amigos!

 

Siga-nos! Compartilhe com seus amigos!

Ajude-nos a espalhar esta mensagem!
Compartilhe!

Dicas no seu e-mail!
Saúde, Bem Estar e Produtividade!  

Curta e Compartilhe!

Adoro ouvir as opiniões, sugestões de temas e comentários que indicam pontos a serem melhorados!

Receba novidades no seu e-mail!
Não fazemos spam!