Agenda abarrotada? Correndo sem parar? Brechas na agenda, só por milagre? Produtividade caindo? Você certamente conhece uma pessoa que não consegue encontrar horas suficientes no dia para executar todos os itens e tarefas de trabalho, de família e de casa. Parece uma correria contra o relógio.
No trabalho, todos falam sem parar em aumento de produtividade. Comum ter que levar trabalho para casa para cumprir prazos.
Gerentes e supervisores muitas vezes ficam alcançáveis 24/7 (24 h por dia, 7 dias por semana).
Em casa, os filhos pedem mais presença. E a semana passa a 500 km/h, parecendo que colocamos as mãos em tomadas de 400 volts! Reconhece alguém assim?
Ai esta pessoa vai cortando horas de sono, atrasando o adormecer, acordando cada vez mais cedo, renunciando ao sono e até, talvez se orgulhando disto.
Dormir 4 a 6 h de sono parece ser uma coisa normal hoje em dia. Muita gente passou a fazer isto. Leva o celular para cama, vai conferindo o whatsapp, o Facebook, as mensagens… Quando vê, já são quase 2 h da manhã e o despertador toca 6:30 ou 7 h. Parece familiar?
Dormir pouco, ter um sono de má qualidade, que não é restaurador, fadiga, cansaço, acordar de madrugada e ficar rolando na cama, ter a percepção de pouca energia, insônia, dificuldade de adormecer , burn out, estafa – milhares de formas de se manifestar um dos maiores problemas da atualidade:
PRIVAÇÃO CRÔNICA DE SONO

PRECISAMOS DORMIR MAIS E MELHOR!
– A importância de um bom sono
A Ciência do sono tem se expandido e atraído cada vez mais atenção dos pesquisadores. A saúde do sono um dos pilares para uma vida saudável e independente, ou seja a tão buscada longevidade com saúde.

Você já se perguntou o que o cérebro fica fazendo enquanto estamos dormindo? É essencial para energizar as células do corpo, efetivar o aprendizado e regular o metabolismo. Desempenha um papel central na regulação do apetite e da libido.
Nossos cérebros são super ativos e dinâmicos durante o sono. Os estudos científicos mostram que redes neurais são criadas durante o sono, novas conexões e sinapses entre redes existentes são reforçadas também durante o sono. Isto mantém a nossa capacidade de concentração e ajuda tempo de reação e a velocidade de resposta. O cérebro, enquanto dormimos, registra e organiza memórias nos “arquivos”, importantes para a capacidade de aprender.
A nossa capacidade de planejar, organizar e executar funções e tarefas, resolver problemas e tomar decisões é diretamente impactada pela forma como dormimos. A qualidade do sono tem uma grande influencia na Produtividade e Criatividade do ser humano.
Mais Produtividade e Criatividade
Os Centros de Estudo de Gestão e Empreendedorismo há muito tempo apontam a tendência de valorização do profissional que encontra soluções criativas e tem ideias inovadoras. O profissional que “pensa fora da caixa”. O ideal de funcionário talentoso, equilibrado, bem resolvido, que cria um fluxo de energia criativa e contribui para a motivação do time é o sonho de consumo dos chefes de Departamento de Recursos Humanos ao redor do globo.

Há pouco mais de 6 semanas, foi publicado um artigo na Harvard Business Review sobre a comprovada relação entre o sono restaurador e uma melhor capacidade de liderança. O estudo é inovador pois ressalta como organizações podem garantir e aumentar resultados com programas de treinamento onde reforçam a importância do sono de qualidade em todas as escalas hierárquicas da empresa.
A mudança de paradigma é clara: líderes com sono melhor impactam toda a sua equipe de forma positiva. Interpretam e analisam melhor, decidem de forma mais acertada e mais rápida, além de se protegerem de burnout.
Mais Produtividade em todo o time!
Grandes executivos e CEO esperam que seus subordinados mais graduados estejam disponíveis o tempo todo. As empresas atuando em diferentes mercados ao redor do mundo, ultra competitivos, demandam decisões em tempo real, sem levar em consideração as variações de fuso horário.
Deixou de ser um “benefício” receber o celular “da empresa” que não pode ser desligado. Os funcionários supervisores de equipes de trabalho noturnas tem inúmeras interrupções de sono por causa de chamados no meio da noite, que requerem decisões.
A cultura empresarial que enfatiza que sono não é necessário e que horas de sono são perda de tempo foi seriamente contestada por Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post.
