Sintomas psiquiátricos do Alzheimer

Confusão mental

É muito difícil para alguém que cuida de um paciente com Doença de Alzheimer ver episódios de alucinação ou delírios,   os Sintomas psiquiátricos do Alzheimer mais frequentes. Especialmente quando a pessoa é uma esposa ou filho e está tentando cuidar com todo o carinho e oferecer o melhor atendimento possível.

Iniciar uma explicação “racional”, fazer com que o paciente “entenda” resulta num confronto que gera ansiedade e frustração. E ainda pode piorar o quadro.

Alucinação

Os principais Sintomas psiquiátricos do Alzheimer incluem alucinações e delírios, que geralmente ocorrem no estágio intermediário de doença, de acordo com a Alzheimer’s Foundation of  America.  Cerca de 40% dos pacientes com demência experimentar delírios, enquanto alucinações ocorrem em cerca de 25% dos casos.

Familiares ou cuidadores não podem impedir que estes sintomas ocorram, mas a forma como reagem ao sintoma pode ajudar a evitar reações que vão piorando a situação, tais como agressividade, agitação e explosões violentas.

Agressividade

Entendendo as diferenças:

Alucinações o paciente vê, ouve ou sente e acredita em algo  que não existe. Não adianta dizer que não é real. O melhor exemplo é quando o paciente diz que está vendo bichos horríveis na parede. Mas só ele vê.

Suspeita

Delírios – o paciente tira uma conclusão errada baseada numa realidade que está distorcida para o paciente.  Muitas vezes culpando cuidadores de roubo e infidelidade. Um exemplo real muito marcante aconteceu com um paciente: a esposa chegou das compras de mercado acompanhada do rapaz entregador do supermercado.  O paciente saiu correndo atrás do entregador achando que era o amante da esposa.  O rapaz levou um susto tão grande que deve estar correndo até hoje!

Sintomas psiquiátricos do Alzheimer – Como lidar com alucinações?

Entre na realidade do paciente,  entenda o “filme” que passa dentro da cabeça dele.  O mais importante é evitar confrontos .  Caso contrário, você vai agravar a agitação e pode aumentar o nível de agressividade.

Sintomas Psiquiátricos do Alzheimer- cuidador
Sintomas Psiquiátricos do Alzheimer- Cuidadora presente, acolhedora e tranquila.

Sintomas psiquiátricos do Alzheimer  -Como acalmar a situação?

A maneira de se comunica com o paciente, com tranquilidade, num tom de voz baixo, dando segurança e reconfortando o paciente  é chave para administrar estes momentos tensos.

Mudar a atividade e meio ambiente em que ocorreram os Sintomas psiquiátricos do Alzheimer também sãos atitudes importantes a serem tomadas pelos familiares ou cuidadores.

Tranquilizá-los no momento, reconhecendo como verdadeiro o que estão sentindo. “Vejo que você está com medo. Eu ficaria com medo se eu vi essas coisas também.”

Sintomas psiquiátricos do Alzheimer -toque da mão
Sintomas psiquiátricos do Alzheimer -O toque tranquilizador da mão do cuidador pode traz segurança ao paciente.

Reforce a sua presença. Diga que você vai ficar lá e ele está seguro com você. Um toque reconfortante, colocando a mão nas costas, pode ajudar a pessoa a voltar sua atenção para você e reduzir a alucinação.

Você também pode mudar de aposento na casa ou dar um passeio para sair do local onde ele está vendo o que não existe (a alucinação).

Algumas alucinações são muito comuns e não assustam ou agitam muitos pacientes. Ver ou ouvir as crianças em casa é uma alucinação, mas o idoso pode comentar e não se agitar com isto.

A Associação de Alzheimer americana  oferece essas dicas para avaliar o ambiente:

• Veja se alguma luminária ou a falta de iluminação produz sombras, distorções ou reflexões em paredes, pisos e até mesmo móveis.

• Perceba a altura dos sons do ambiente.  A televisão ou ar condicionado podem fazer ruídos, que podem ser mal interpretados.

Espelho-Sintomas psiquiátricos do Alzheimr
Sintomas psiquiátricos do Alzheimer- Espelho mostra um desconhecido

• Retire espelhos, pois podem fazer com que o paciente ache que estão vendo um estranho.

Conviver com os Sintomas psiquiátricos do Alzheimer no cotidiano pode ser muito desgastante.  Mas entender que não vale a pena “bater de frente” e tentar fazer o paciente “entender de qualquer jeito” facilita muito a vida. Criar estratégias de segurança e calma, dentro de si e no ambiente ajudam a diminuir  a intensidade destes sintomas.

Siga-nos! Compartilhe com seus amigos!

Ajude-nos a espalhar esta mensagem!

Dicas no seu e-mail!
Saúde, Bem Estar e Produtividade!