Dra. Carla Frohmuller

Seu equilíbrio: as medicações podem interferir?

Equilibrio-Medicações-

O equilíbrio é uma função muito importante na nossa missão de garantir uma vida independente e a autonomia ao longo da vida.

Alterações no equilíbrio deixam as pessoas mais vulneráveis para quedas.  E, quedas são a causa nº 1 de diminuição da independência.

As medicações são aliadas da Saúde! Muitos remédios fazem o “ajuste fino” de sistemas orgânicos e mantem doenças compensadas e sob controle. As medicações fazem uma diferença muito positiva na vida de milhões de pessoas.

Mas, junto com elas, muitas vezes vem alguns efeitos colaterais.  Bom que se esclareça que os efeitos colaterais não acontecem em todo mundo que usa a medicação.  Podem acontecer ou não e, quando acontecem, podem ter intensidade variável, dependendo da pessoa.

 

Desequilíbrio: Efeito colateral comum de medicações

De acordo como CDC (Center of Disease Control and Prevention) dos EUA, muitos efeitos colaterais de remédios comuns podem causar algum impacto no equilíbrio.  Alterações da visão, tonteira, vertigem, alterações do julgamento de situações e da tomada de decisões, lentificação do pensamento, diminuição do estado de alerta, sonolência, queda da pressão arterial quando fica de pé. Algumas drogas podem até danificar estruturas do ouvido interno, determinando alterações permanentes do equilíbrio.

Ao iniciar um tratamento com um remédio que é novo, se você perceber que o seu equilíbrio está diferente, AVISE! Se quem perceber for uma pessoa próxima, avise também!

Medicações- AUTOMEDICAÇÃO NÃO!

 

É por esta razão que o início de uma medicação nova deve ser acompanhado de uma observação mais próxima e atenta, para que seja percebida a ocorrência de efeitos colaterais novos, que precisem ser relatados ao médico ou á Equipe Médica.

MEDICAÇÕES NOVAS

Acreditamos que, na medida do possível, não devemos começar várias medicações novas ao mesmo tempo. Começar com 5 a 7 dias de diferença, uma da outra, permite reconhecer qual é a que está provocando o efeito colateral.

O metabolismo de remédios se modifica com o passar dos anos. Os pacientes seniores demoram mais tempo para metabolizar e excretar  muitas substâncias. Dependendo da existência de problemas nos rins, o intervalo entre doses precisa ser ajustado para diminuir a chance de ocorrerem efeitos indesejados. Muitos remédios não combinam com outros remédios. Alguns remédios são contra indicados no caso de algumas doenças.  Estes detalhes se aplicam a colírios, sprays, gotas para nebulização, pomadas, cremes para aplicação na pele. Por isso, que incentivamos um grande NÃO para a automedicação!

Portanto, todos os médicos integrantes da Equipe Médica que o/a acompanham devem saber de TODOS os remédios que são usados rotineiramente.

Isto significa, que todos os especialistas, incluindo oftalmologistas, ortopedistas, otorrinolaringologistas, dermatologistas, devem saber o que você está usando.

DICA NINJA:

Leve uma cópia da receita atualizada de todos os remédios que você está tomando, prescrito por todos os médicos, para CADA consulta que você for. De qualquer especialidade.

   CONVERSANDO COM SEU MEDICO

Descrevemos abaixo, alguns exemplos de medicações que podem determinar algum efeito colateral que gere impacto no equilíbrio.

  • Remédios para dor
  • Remédios para Hipertensão Arterial
  • Remédios para Depressão
  • Remédios para alergias (anti-histamínicos)
  • Remédios para doenças do coração
  • Remédios para dormir

Mas, não pare medicação sem falar com seu médico! Uma mudança de horário, uma dose diferente ou a suspensão de outro remédio menos importante pode resolver a questão!

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/geriatriaclinicaepreventiva/

Conheça nosso Canal no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UC3MmhFxndlz10oOgXvuvLPQ

Siga-nos no Instagran:

https://www.instagram.com/carla_frohmuller/

Compartilhe com amigos!

 

 

Siga-nos! Compartilhe com seus amigos!

Ajude-nos a espalhar esta mensagem!
Compartilhe!

Dicas no seu e-mail!
Saúde, Bem Estar e Produtividade!  

Curta e Compartilhe!

Adoro ouvir as opiniões, sugestões de temas e comentários que indicam pontos a serem melhorados!

Receba novidades no seu e-mail!
Não fazemos spam!