Quem já teve uma trombose ou uma TVP precisa usar meia elástica em determinadas situações. Mas, que esforço para colocar a meia elástica!
Veja como colocar de forma correta a meia elástica. São alguns detalhes que fazem MUITA diferença.
Veja também um acessório muito útil para quem tem dificuldade de colocar a meia de compressão. Os erros mais comuns e como escolher o tamanho certo da meia são outros assuntos que abordaremos.
A veia normal tem um tônus próprio na sua parede e tem por dentro, válvulas que vão distribuindo o peso do sangue ao longo do caminho de subida.
Quando acontece uma trombose, essas válvulas são muito danificadas. Neste caso, tem uma coluna de sangue pesado fazendo força e pressão na parede da veia. A parede da veia vai ficando menos firme e vai se alargando. A meia elástica é uma forma de recriar esse tônus pelo lado de fora da perna. A pressão que ela exerce é mais forte no pé, um pouco menos forte no tornozelo e na panturrilha.
Quando você precisa usar a meia elástica?
Deve-se usar uma compressão externa, que é a meia elástica, nas seguintes situações:
– Se você tem varizes, insuficiência venosa, se a perna incha no verão ou se você já teve uma trombose venosa profunda (TVP);
– Nas situações em que irá ficar com a perna parada e para baixo por muito tempo, como num curso ou em uma reunião longa;
– Em viagem longa de carro ou voo longo de avião, em que você ficará com as pernas para baixo;
COMO COLOCAR CERTO A MEIA ELÁSTICA:
As veias devem estar com a menor quantidade de sangue possível! Se você ficou de pé , as veias já encheram. Então, você deve elevar as pernas, de modo que os pés fiquem acima do nível do coração. BEM ALTO MESMO! Deste modo, a gravidade ajuda a drenar o sangue e, ele não fica acumulado nos pés e nas panturrilhas.
Se a meia elástica for colocada com a veia cheia de sangue ela vai funcionar como um garrote, e vai apertar a quantidade de sangue dentro da veia que está doente. E assim teremos o efeito inverso que desejamos.
Qual é a melhor hora para colocar a meia de compressão?
Você pode colocar a meia elástica pela manhã antes de sair da cama, porque é um momento onde as veias estão mais vazias.
Caso queira tomar banho pela manhã, o ideal é você elevar as pernas por, pelo menos 10 a 15 minutos acima do nível coração.
Se o seu voo à noite, o ideal é que você planeje 30 a 40 minutos com as pernas elevadas acima do nível coração, antes de calçar as meias.
Quais são os erros comuns que observamos em relação a meia elástica?
O mais frequente de todos é colocar a meia elástica na sala de embarque ou dentro do avião, principalmente, quando o voo é noturno. A meia será um garrote, vai prender o sangue lá dentro e terá o efeito ao contrário.
Outro erro comum, é esquecer que a meia tem validade e perde o poder de compressão ao longo do tempo com o número de usos.
Como saber o tamanho ideal da meia de compressão?
Para calcular o tamanho ideal da meia elástica é importante medir a circunferência do tornozelo. Ela deve ser medida de manhã pois é o ponto em que a circunferência estará menor.
Novidades no mercado!
Já existem meias de compressão com tecido de algodão, diminuindo muito o calor que é o principal obstáculo para se usar a meia elástica.
Existe também um colocador de meia elástica. Ele auxilia na colocação da meia. Pessoas com problemas de articulação e pessoas com peso excessivo, tem dificuldade de colocar meia, principalmente sozinhas. Você veste a meia no acessório, coloca o pé dentro e só precisa puxar. Facilita muito essa colocação.
