Saber a diferença entre Diverticulite aguda e ter Divertículos no intestino é muito importante, pois a Diverticulite aguda precisa de providências urgentes. Assista o vídeo com as explicações importantes!
Já a pessoa que tem divertículos no intestino, precisa de um plano de longo prazo para minimizar a chance de ter uma crise de Diverticulite aguda.
A Diverticulite aguda é uma inflamação na parede do divertículo do intestino, que acontece de repente.
Ela pode começar com uma dor muito forte, mas ela geralmente começa devagar e vai aumentando gradativamente.
Diverticulite Aguda
Uma dor nova e fixa no seu abdômen, frequentemente do seu lado esquerdo, que não melhora após 4 a 6 horas deve significar uma avaliação médica num Pronto Socorro.
E, se você deita, encolhe a barriga e dói; e, se estufa a barriga e dói: isso é sinal que o peritônio está inflamado.

Outro sinal que deve levar você a procurar uma avaliação médica é a distensão do abdômen, a parada de eliminação de gases, uma diarreia, febre, calafrios, mal-estar e a dor fixa.
Tudo isso pode acompanhar o quadro de Diverticulite aguda.

Qual a causa da Diverticulite aguda?
As fezes, quando entram no intestino grosso, estão líquidas. A medida que elas vão progredindo, elas vão ficando cada vez mais consistentes. Existem alguns pedaços pequenos de fezes que são mais duros e que chamamos de fecalitos. Esses fecalitos entram dentro do divertículo, ficam preso lá, iniciando a inflamação. É essa inflamação causada pelos fecalitos que estão presos no divertículo que é o início da Diverticulite Aguda.
O quadro de Diverticulite aguda é um processo agudo que se agrava progressivamente. Pode evoluir para uma perfuração intestinal, peritonite, até uma septicemia. Por isso, quanto mais cedo você procurar a emergência, melhor.
O diagnóstico precoce permite início rápido do tratamento. Eventualmente, não precisará nem de uma internação.
Como é feito o diagnóstico de Diverticulite?
A tomografia computadorizada do abdômen é o método mais sensível para identificar uma pequena inflamação na parede do intestino.
Uma vez diagnosticada, inicia-se o tratamento com antibióticos e repouso do intestino. Dependendo da gravidade, pode existir indicação de internação no hospital e até, eventualmente, uma cirurgia.
O que fazer numa viagem?
Se você está fora do país como você deve proceder?
Se você tem divertículos e desenvolve uma dor que você desconfia que possa ser Diverticulite aguda, você deve procurar uma emergência médica. E, falar assim:
“Dr., eu tenho divertículo diagnosticado através de uma colonoscopia (ou por uma tomografia de abdômen) e, eu estou uma dor nova e fixa que apareceu há 4-6 horas.”
Fornecendo essas duas informações, o médico irá solicitar a Tomografia Computadorizada.
A Diverticulite aguda deve ser identificada precocemente.
E, quanto antes tratada, melhor!
Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/geriatriaclinicaepreventiva/
Conheça nosso Canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UC3MmhFxndlz10oOgXvuvLPQ
Siga-nos no Instagran:
https://www.instagram.com/carla_frohmuller/